sábado, 9 de maio de 2020

Em Busca de Watership Down - Richard Adams

Minha opinião: Esse foi o último livro que comprei em uma livraria física, em uma época em que nem se pensava em coronavírus aqui no Brasil. Pois é, as coisas mudaram, me lembro que comprei esse livro por que queria ler uma aventura, e quando vi essa capa fiquei intrigada, que aventura será que poderia ter sobre coelhos?
Mas me rendi e comprei o livro, comecei a ler pouco tempo após todo o isolamento social começar e inicialmente o livro foi um pouco lento e isso se deve, eu acredito, pelo fato de estarmos conhecendo os personagens, cada personalidade e é interessante como cada um vai se apresentando.
O livro começa com Avelã e Quinto dois coelhos que moram em um grande viveiro, o primeiro é um coelho esperto e com força de liderança, o segundo é seu irmão que tem um inexplicável poder de premonição, dessa maneira, Quinto tem uma visão de algo terrível vai acontecer ao viveiro e que eles precisam sair de lá imediatamente, porém isso tem grandes conflitos, afinal quem acreditaria em um simples coelho? Deixando a segurança do seu lar para enfrentar desafios para encontrar um novo lar, mesmo sendo tudo tão incerto? Assim, começa essa aventura emocionante desse livro, que vai além de encontrar Watership Down, fala de bravura, coragem e muito aventura. E eu que pensava que um livro sobre coelhos poderia não ser assim tão divertido, eu me enganei, é um livro bonito, com muita emoção, personagens interessantes e com uma história que dá vontade de terminar o mais rápido possível. Eu até sonhei com a história...
Avelã e seus companheiros mostram o valor da amizade, de acreditar um no outro, além do principal fator que é o respeito. Eu adorei esse livro e ele entra como um dos melhores.
Ah! Tem seriado desse livro feito pela Netflix, eu já comecei a assistir e estou achando ótimo! Vale a pena!

Resumo: Um dos maiores clássicos de fantasia nos países de língua inglesa, Em busca de Watership Down é uma fábula sombria sobre coragem e sobrevivência. Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas. Mas, mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade. Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter.

TEM SERIADO DESSE LIVRO!! 


Em quatro episódios a Netflix lançou em 2018 a mini série em animação do Livro Em busca de Watership Down. Quando eu vi o trailer eu já percebi que seria uma ótima adaptação, eu ainda estou no primeiro episódio, mas devo dizer que vale muito a pena! É muito bem feito e produzido!

MINHA AVALIAÇÃO DA MINISÉRIE (CUIDADO CONTÉM SPOILERS)

Comecei a assistir a série e inicialmente estava tudo muito parecido com o livro,o que me fez gostar bastante, porém as coisas começaram a mudar, talvez eles tenham alterado para ficar mais emocionante... porém eu acho isso péssimo. A alteração que eu menos gostei foi o que eles fizeram com o Avelã, por que quando você lê o livro, você percebe que Avelã é muito astuto e consegue criar truques e planeja suas ações, no entanto, na série ele faz as coisas por impulso, e por gostar de uma coelha - o que não acontece em nenhum momento do livro - afinal ele sempre pensa no melhor para o viveiro e não para si mesmo, ele não é egoísta, como na série parece mostrar, isso foi decepcionante.
Assim, não aparece os truques que eles fazem para conseguir entrar e pegar as coelhas que estão presas em gaiolas e nem para invadir o outro viveiro. Cada ação parece acontecer sem o mínimo de companheirismo, que é o norte principal do livro. Além disso, o pássaro Kehaar se torna amigo dos coelhos, e ele os ajuda como uma forma de retribuição novamente pela amizade, e isso não aparece no seriado. Bem, por fim, acho que vale a pena assistir pela produção, que ficou ótimo, mas as mudanças realmente decepcionaram.

Nenhum comentário: