Estou lendo:O MUNDO EXPLICADO POR T.S. SPIVET - Reif Larsen


10 / 223 words. 4% done!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Volume 1: As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Minha opinião: Eu gosto muito de livros de aventuras, fantasias e mundos mágicos, adorei ler a coleção “O Senhor dos Anéis” (Que alias nem coloquei aqui por acho que são livros que não precisam nem de comentários). Pois bem... Eu comprei a coleção das Brumas de Avalon por dois motivos: o primeiro é por que estava com um super desconto no Submarino, e segundo por que ouvi muitos comentários excelentes... E como sempre e sempre, não resisti, mas confesso que estava um pouco insegura, já que pensei ser algo meio bobo... E agora que comecei a ler o primeiro livro eu simplesmente adorei! A história prende a atenção e existem várias nuances e lados de ver o que está sendo escrito, o que deixa tudo mais e mais interessante. A história começa com Igraine que é a mãe de Arthur, e depois passa por Viviane que é irmã de Igraine e depois por Morgana que é irmã de Arthur, é incrível como a história é contada, de uma maneira tão encantadora que é impossível parar de ler e não se encantar com cada palavra e com cada surpresa... Eu acabei de ler o primeiro livro ainda agora e já estou tensa para começar o próximo...

Resumo: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha.
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada.
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.

Acompanhe as postagens dos próximos livros da coleção aqui no blog:

http://paulatictic-dicasdelivros.blogspot.com/2010/04/volume-2-as-brumas-de-avalon-grande.html
http://paulatictic-dicasdelivros.blogspot.com/2010/04/volume-3-as-brumas-de-avalon-o-gamo-rei.html
http://paulatictic-dicasdelivros.blogspot.com/2010/04/volume-4-as-brumas-de-avalon-o.html
Tem filme desse livro:

As Brumas de Avalon

titulo original: (The Mists of Avalon)
lançamento: 2001 (EUA)
direção: Uli Edel
atores: Anjelica Huston , Julianna Margulies , Samantha Mathis , Caroline Goodall , Edward Atterton
duração: 180 min
gênero: Aventura

Sinopse: Morgana (Julianna Margulies) recorda que a maioria do que foi dito sobre o Rei Arthur (Edward Atherton) e aqueles que o cercavam é mentira, pois, como sacerdotisa de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa-Mãe, viveu estes acontecimentos, que começaram quando acontece o maior levante já visto na Bretanha. Os saxões varriam o país matando igualmente cristãos e seguidores da deusa de Avalon. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a Bretanha estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igrane (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia. Morgause (Joan Allen), a irmã de Igrane, também lá morava e apreciava o poder de Avalon. Um dia Viviane (Anjelica Huston), que também tia de Morgana e, principalmente, era a grã-sacerdotisa de Avalon, passou a visar apenas um objetivo: salvar Avalon dos saxões. Ela teve uma visão que o rei morreria em 6 meses, sem deixar herdeiros. Viviane comunica a Igrane que ela irá gerar este líder, mas não com Gorlois, seu marido, e sim com um homem que usa o símbolo do dragão e é um seguidor da deusa. A idéia desagrada Igrane, sendo que Morgause diz que não tem marido a quem trair e também tem o sangue de Avalon, assim quer fazer este homem se apaixonar por ela e gerar esta criança. Viviane se opõe, dizendo que ninguém pode viver o destino de outro, e fala para Morgause que ela tem um rei e filhos no seu futuro, mas não dá explicações. Viviane planeja salvar Avalon através da unção e treinamento de sua sobrinha, Morgana, como sua sucessora, manipulando a linhagem real para gerar Arthur, um rei que abraçará tanto as crenças pagãs quanto o cristianismo. Desta forma Avalon seria salva, pois a ilha é o centro pagão do poder e um mundo místico invisível para aqueles que não crêem. Porém, conforme o cristianismo avança pela Inglaterra e mais pessoas se afastam da Deusa, esse reino misterioso se torna difícil de alcançar até mesmo para os que têm fé, com a ambiciosa Morgause se empenhando em frustrar seus planos. Viviane tem um temperamento determinado e boas intenções, mas comete um erro que atingirá Morgana pessoalmente e afetará toda a Bretanha.

6 comentários:

Radige Hanna disse...

No submarino estava com um promoção ótima dos 4 livros... vou comprá-los estou curiosa para ler, só ouvi comentários bons sobre a saga.

Paulatictic disse...

Olá Radige!
É mesmo, eu comprei no submarino por um preço impressionante! Compre sim e tenho certeza q vc vai adorar,
beijos

Anônimo disse...

eu gostei muito quando le este livro e não conseguir resister e começei a ler as quatros edição

Paulatictic disse...

Olá Anônimo!
Eu tb li direto os quatro livros da série! são ótimos mesmo!

Anônimo disse...

Super me identifiquei contigo, comprei também as Brumas sem muita fé no Submarino apesar de todos me diserem que era muito bom. Aí um dia que não tinha mais nada pra ler resolvi começar e estou encantada do mesmo jeito. Acabei de acabar o promeiro livro também!

portaldoslivros disse...

Eu amo esses livros e o filme tambémmmmm ! Fico fascinada por filmes de fantasia ! rs... bjaoo

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails