domingo, 16 de outubro de 2011

O Estranho Caso do Cachorro Morto - Mark Haddon

Minha opinião: Eu estava de olho nesse livro já fazia tempo, e fiquei super feliz quando consegui essa troca pelo Skoob! Como é bom poder trocar livros, não é mesmo? Mas, sabem por que eu queria ler esse livro? Acho que o que me pegou mesmo foi a sinopse do livro que fala sobre um garoto chamado Christopher que não entende as relações humanas, o que inclui as reações faciais que nós temos como, por exemplo, dúvida e insegurança, e também não entende nenhum um pouco sobre sarcasmo, mas ele conhece os números primos até 7.507 e sabe as capitais de todos os países do mundo, bem, esse garoto de 15 anos tem a síndrome de Asperger, que atualmente é bastante vista em diversos filmes como “Querido John” e “Adam” e outros que não lembro o nome agora. Mas o interessante desse livro é que o livro é escrito em primeira pessoa, portanto, quem narra toda a história é o próprio Christopher, e eu adorei isso, gostei como ele separa os capítulos em números primos, por que ele gosta dos números primos e como ele explica com detalhes as coisas que ele conta no livro, chegamos a ter páginas sobre um determinado assunto, achei muito bom. O autor realmente teve uma sacada ótima nesse livro, e mostrar o autismo dessa maneira, tão próximo e real me deixou muito satisfeita, afinal, não é todo autor que consegue isso.
Bem, Christopher começa a escrever um livro para desvendar um mistério, a morte de Wellington, o cachorro da sua vizinha, já que ele encontra o cachorro morto e depois tenta descobrir quem é o assassino. E durante essa busca ele acaba se deparando com muitas coisas que ele nem imaginava descobrir e se depara com verdades difíceis de lhe dar. Olha só, eu achei toda a estória muito envolvente, a cada página que você lê, você quer continuar e continuar e chegar até a conclusão de tudo, além disso, o personagem Christopher cativa e nos pede para não desistir dele, acho que é o que o pai dele fez durante toda a estória. A única coisa que me pegou foi o final, eu esperava mais um pouco, talvez mais algumas páginas com um desenrolar mais envolvente e tal, mas nem tudo é como desejamos né? De qualquer maneira eu deixo esse livro como um dos melhores que eu li. Muito bom.

Resumo: Christopher Jonh Francis Boone, 15 anos, um menino que sofre de síndrome de Asperger, que é uma forma de autismo, é o personagem principal da trama deste livro. Um gênio em matemática que adora verdades absolutas e detesta contato físico com outras pessoas e com dificuldades de se relacionar com os outros, que é acusado de assassinato. A vítima: Wellington, o cachorro do vizinho. Por causa disso, Christopher passa uma noite na cadeia e decide descobrir quem matou o animal inspirando-se em Sherlock Holmes. Este livro já rendeu ao seu autor um dos mais importantes prêmios internacionais, o Whitbread 2003, na categoria livro do ano.




3 comentários:

Vívian Rezende disse...

Tô querendo esse livro há um tempão! Mas ele é difícil de achar pra comprar, talvez eu troque no skoob tb. Ele parece ser ótimo. :D

Unknown disse...

Amei a história, nunca tinha ouvido falar desse livro mas já coloquei na minha lista de desejados no Skoob e vou indicar para uma amiga minha também que certeza que ela vai adorar. Obrigada pela dica ^^.


Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com

Amanda disse...

Parece bom!