Estou lendo:O MUNDO EXPLICADO POR T.S. SPIVET - Reif Larsen


10 / 223 words. 4% done!

quinta-feira, 5 de março de 2015

A Teoria de Tudo: A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking - Jane Hawking

Minha opinião: Eu sempre fui curiosa em relação a história de Stephen Hawking, isso talvez seja pelo fato de ser uma figura curiosa no meio cientifico, e que como meu irmão diz "Ele é um ícone para todo nerd que se preze, afinal, que nerd que não gosta de viagem no tempo e espaço?", mas também eu fiquei curiosa por que eu trabalho com pacientes neurológicos, e queria saber como ele conviveu tanto tempo tendo o diagnóstico de ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica.
E então eu decidi comprar o livro e ler antes de assistir ao filme. Hum... O livro é escrito por sua ex mulher Jane e conta desde quando eles se conheceram e toda a trajetória no inicio da carreira até a separação de ambos.
Eu sinceramente não gosto muito de biografias, não confio muito nelas, e de certa maneira não foi muito diferente dessa vez, o livro é pelo olhar de Jane, então fiquei sem entender muitas coisas de que gostaria em relação ao Stephen... Mas deu para ter uma boa ideia. Acho que o interessante foi perceber a trajetória da carreira juntamente com o avanço da ELA, e de como ele conseguia mesmo ficando prostrado em uma cadeira de rodas conceber algumas das teorias mais importantes da nossa geração.
Confesso, que não entendo nada de física, mas deu para compreender a importância que as teorias dele fizeram no meio acadêmico, e de como inicialmente as coisas foram bem difíceis, o que leva a outro ponto importante que é muito focado no livro, que é o papel do cuidador, não é fácil ser companheira e além disso a cuidadora principal de alguém que fica tão dependente fisicamente, e fica mais difícil ainda quando se tem três filhos a tiracolo. Acredito que isso foi bem descrito, eu acompanho familiares/cuidadores de pessoas com doenças degenerativas e sinceramente, é muito complexo os sentimentos envolvidos nessa relação.
Por fim, acho que é um bom livro, agora falta assistir ao filme!

Resumo: Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos - entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.

Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. 
Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.


Tem filme desse livro!

Sinopse: Assim como O Jogo da ImitaçãoA Teoria de Tudo é a cinebiografia de um gênio cientista britânico que não teve uma vida fácil (no caso, o físico Stephen Hawking). Da mesma forma, o(s) filme(s) traz(em) elementos que costumam agradar as academias responsáveis pelas premiações. A ver: baseia-se de uma história real (CapoteErin Brockovich - Uma Mulher de Talento); o retratado é do tipo “problemático” (o fator “não teve uma vida fácil”, sabe?, como Uma Lição de AmorMeu Pé Esquerdo); um papel que exige uma transformação física do ator protagonista (Clube de Compras DallasMonster - Desejo Assassino); deixar correr, em paralelo, as histórias profissional e amorosa do personagem central (PollockForrest Gump - O Contador de Histórias).

(adorocinema)




Um comentário:

Andressa monster jovem disse...

ola eu queria saber se vc poderia botar um posti sobre o livro o caso da estranha fotografia. obrigada.

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails