Estou lendo:O MUNDO EXPLICADO POR T.S. SPIVET - Reif Larsen


10 / 223 words. 4% done!

domingo, 4 de setembro de 2011

Quer publicar seu livro? Tente, não custa muito...

É um sonho? Será que é possível publicar um livro?

Pois é pessoal, acho que essa pergunta deve ficar na cabeça de muitos escritores amadores, que sonham em um dia ver sua estória no formato de livro, com uma capa linda, com milhões de leitores e um sucesso espantoso... Ou às vezes, ter apenas alguém que leia o que escrevemos não é mesmo?

Mas se você é aquele escritor que sonha em um dia publicar seu livro, você primeiro tem que escrever alguma coisa, que por incrível que pareça pode ser a parte mais fácil desse caminho.

Depois de pronto, é importante que você registre sua obra na Biblioteca Nacional, para ter segurança de que não ocorra um plágio enquanto você distribuir sua obra para análise e esse tipo de coisa. Para realizar isso, você precisa entrar no site da Biblioteca Nacional e entrar nos serviços a profissionais e clicar no Registro ou Averbação, lá você imprime um boleto no qual  tem que pagar R$20,00 reais para pessoa física, aproveite e já imprima o formulário de requerimento para registro ou averbação. Após isso siga os seguintes passos - que está também no site da biblioteca:

Requerimento de Registro e/ou Averbação preenchido e assinado nos campos que referem ao(s) requerente(s) do Registro e à Obra  ?Intelectual;
Cópia do RG e CPF/CIC (para pessoa física) e CNPJ (para pessoa jurídica) do(s) requerente (s);
Cópia do comprovante de residência do requerente principal, de acordo com os dados informados no Requerimento;
Comprovante original de pagamento (GRU paga);
Cópia do CPF e RG (para pessoa física) do Representante Legal de Autor em situação de minoridade (de menor);
Uma (1) via da obra intelectual (para obra não publicada), e; duas (2) vias da obra intelectual (para obra publicada);
A obra intelec tual deve estar numerada na(s) página(s) e toda(s) página(s) deve(m) estar rubricada(s);
Solicitação de Registro via  procurador deve estar acompanhada da  Procuração original (com firma reconhecida ou cópia autenticada) devendo, na mesma, 
constar os dados: endereço completo (com CEP), CPF e/ou CNPJ do procurador, mais os dados do autor representado;
Pessoa Jurídica deve apresentar cópia do Contrato/Estatuto Social, do CNPJ e da Ata de Constituição 

Entenderam? Aí vocês tem que encaminhar tudo isso para a biblioteca e para isso você tem três opções:

1. Presencialmente: dirigindo-se ao Escritório de Direitos Autorais (FBN), situado à Rua da Imprensa, nº.16, 12º. Andar, Castelo, Rio de Janeiro, CEP: 20030- 120. Horário de  10 às 16hs de 2ª a 6ª feira.
2. Via Correio: para encaminhar seus documentos via correio, faça uso do endereço supracitado (acima). Dê preferência às modalidades de envio registradas.
3. Via Postos Avançados: esta modalidade de encaminhamento de documentos para registro, e outros, está disponível em alguns Estados brasileiros. 
Certifique-se sobre quais são os Postos Avançados pelo s i t e:  www.bn.br/eda

Eu já realizei dois registros, e utilizei dos postos avançados, eu achei bem mais fácil e seguro, mas se não tiver um posto perto de você, envie pelo correio mesmo, mas registrado hein. 
Depois de uns 2 ou três meses você recebe o papel do registro pelo correio.

Certo, você já fez tudo isso né? E agora?
Bem, agora você pode participar dos concursos literários que são uma boa opção para quem nunca publicou nada e ainda é desconhecido do mundo e de todos. Grande parte desses concursos tem a inscrição gratuita e você pode enviar os originais pela net e não gasta nada, por isso eu acredito ser uma ótima opção. Aqui no blog eu sempre coloco alguns concursos que ocorrem.

Mas, você também tem a opção de mandar seu original para as editoras e tentar a sorte, quem sabe você não é o próximo autor super famoso?  
Se você quiser ir por esse caminho, escolha primeira as editoras que tenham relação com o tema do seu livro, não vai mandar um livro de vampiros e tal para uma editora que só publica livros religiosos, por que isso não vai dar certo.
Algumas editoras são bem bacanas e tem até no próprio site a forma que você pode encaminhar os originais, sendo elas:
A editora Novo Século, que recebe originais para avaliação sem cobrar nada, como também tem outro tipo que você tem que adquirir uma parte da tiragem, então se você é que nem eu "sem um tostão" não vai dar, mas se você pode encarar isso, acho que é uma boa, eu vejo vários livros sendo lançados por esse selo que se chama "NOVOS TALENTOS DA LITERATURA" e alguns são muito bons.

A editora ROCCO também recebe originais, no site tem toda a explicação e parece que a editora está disposta a ler e realmente dá o retorno depois de cerca de 3 meses. Eles pedem que você envie uma cópia digital do original pelo correio, então sai bem em conta.

A editora Aleph também disponibiliza um formulário para quem quiser enviar originais para a editora.

Também tem a editora 34 que solicita que você envie uma copia impressa e encadernada do orgininal para eles no endereço:
Editora 34
Departamento Editorial
Rua Hungria, 592
São Paulo - SP
CEP 01455-000

Existem diversas editoras no mercado atual, por isso, faça uma busca - pode ser no google mesmo - ou nas livrarias para ver o estilo de cada editora e depois busque saber se elas aceitam originais e tente, é o único jeito não é mesmo?

Tem também mais uma opção para divulgar seus trabalhos, tem dois sites que trabalham com uma forma interessante para quem é autor e deseja publicar seu livro, bem, um deles é o BOOKESS em que você pode vender seu livro impresso ou original, ou pode deixar que ele seja lido gratuitamente por qualquer pessoa.

O outro site é o Clube dos autores que funciona assim:
O Clube de Autores é o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Em outras palavras, você, autor, pode subir o seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada por isso.
Uma vez lá, todo e qualquer usuário pode adquiri-lo via comércio eletrônico.
Quando o livro é comprado, o pedido vai diretamente para a gráfica, que imprime um a um, dá o acabamento final e despacha para o comprador – sendo que o autor recebe os direitos autorais após acumular-se um montante mínimo, de R$ 100,00.
Eu achei bem interessante, e acho que vale a pena também.

Bem gente, é isso por enquanto, boa sorte a todos.

3 comentários:

Mateus Lopes disse...

mto bom saber, gostaria de publicar o livro q eu escrevi e postei!

Lii disse...

É sempre bom saber dessas coisas!
Eu pretendo registrar logo o meu livro, e quem sabe publicá-lo :D

Jéssica Campos disse...

adorei suas dicas, é importante isso, muita gente não sabe o que fazer depois que tem o livro pronto. Ótimo post.

Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails