sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Antes que o Café Esfrie - Toshikazu Kawaguchi

Minha opinião: Eu estou no volume 3 já, rs! É em audiolivro, então não é tão rápido assim. E isso em menos de uma semana, e adivinha porque? Pq eu me apaixonei por essa escrita, no início eu não estava entendendo nada, apesar de ser descendente de japoneses, na verdade, sou mestiça, eu não tenho muita proximidade de cultura japonesa, então, os nomes, inicialmente foram os mais difíceis de lembrar, ficava confusa,.sobre quem era quem. Mas depois, no segundo capítulo eu já estava tão presa ao enredo e as histórias que não conseguia parar, e eu me emocionei muito! 
Eu corria de manhã ouvindo e chorando... Acreditam? Mas o livro é muito bonito, não sei, mas eu sinto que a escrita japonesa traz uma sensibilidade, emoções tão profundas, é um aprofundamento das relações que é uma marca japonesa, não vejo esse jeito em outras leituras, não que não existam livros sensíveis em outros países, não é isso, mas as histórias japonesas são diferentes, e eu venho percebendo isso com minhas leituras de autores japoneses, é tão visceral e tão intenso, e ao mesmo tempo tão delicados que percebemos que sentimos o mesmo, ou que sentiríamos o mesmo, é lindo! 
Bem, mas vamos a história né, o livro fala de uma cafeteria em Toquio no Japão em que é possível se viajar no tempo, mas não é tão simples assim, existem regras para que as viagens ocorram, entre elas é que se quiser encontrar alguém, você só pode encontrar pessoas que tenham ido nesse café, ou que você só pode viajar no tempo sentando em determinada cadeira, e não pode sair dela, ou seja, tem que ficar dentro do café, e tem outras regras que fazem perder a graça, mas não para todos...
O livro vai narrando a história dos donos do café, que vai se encaixando como que em um quebra cabeça, e enquanto isso cada capítulo é sobre uma história sobre alguém que viajou no tempo, e cada história, uma mais emocionante que a outra! 
Vale muito a pena! 

Resumo: Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.  

Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.  

A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.

Antes que o Café Esfrie é um romance do autor japonês Toshikazu Kawaguchi e best‐ seller do USA Today e do Times de Londres. Alcançou o 1º lugar na lista de mais vendidos (ficção literária internacional) da rede de livrarias Waterstones, no Reino Unido, e foi o romance traduzido mais vendido de 2020. No Japão, ultrapassou a incrível marca de 1 milhão de livros vendidos e segue fazendo sucesso em outros países como Taiwan, França e Itália.


Nenhum comentário: