domingo, 17 de agosto de 2025

Torto Arado - Itamar Vieira Junior

Minha opinião : Confesso que comecei essa leitura sem saber muito sobre a história. Eu sabia da existência do musical e que o livro estava sendo bastante comentado, mas não havia lido resenhas nem buscado informações antes. Fui, portanto, sem expectativas.

E que surpresa maravilhosa foi! Logo nas primeiras páginas, acompanhando as irmãs Bebiana e Belonísia, mergulhei em um enredo intenso, cheio de força e significado. A escrita do autor é fluida, poética, viva — parece que ele escreve com a alma. É uma narrativa que pulsa, que emociona, que nos envolve profundamente.

O livro traz mulheres fortes, poderosas, de uma resistência impressionante. Ao mesmo tempo, revela aspectos da história e da cultura, mostrando como tradições vão se perdendo, transformando-se, cedendo espaço a novas formas de viver.
É uma obra que fala sobre identidade, memória e resistência de um povo.

Posso dizer sem dúvida: foi uma das melhores leituras que já fiz. Incrível, intenso e belíssimo!

Sinopse: Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma antiga e misteriosa faca em uma mala guardada sob a cama da avó. Um acidente as marca para sempre: Belonísia perde a língua e Bibiana se torna sua voz. A partir de então, suas vidas se entrelaçam de modo indivisível.
Com uma prosa lírica e encantada, Itamar Vieira Junior conduz uma narrativa de vida e morte, de combate e redenção — na qual a luta pela terra, a memória ancestral e o legado de uma cultura esquecida entrelaçam o cotidiano com o místico.
O romance destaca mulheres fortes e inspiradoras, retrata as condições análogas à escravidão enfrentadas por trabalhadores rurais no Brasil e revela uma poderosa insubordinação social, embalada por uma escrita realista e mágica.

Nenhum comentário: