terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Vou mudar um pouco a ordem, por isso vou colocar o resumo agora para vocês entenderem sobre o que é o livro e assim posso continuar com a minha opinião.

Resumo: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?

Minha opinião: Nossa! Que livro! Que história! Que narrativa! Estou surpresa e confesso que sou a partir de agora completamente e declaradamente fã dessa série! Esse foi um dos melhores livros que eu já li nesse estilo – De verdade. Realmente eu li diversas resenhas sobre esse livro, e em todas a única coisa que eu lia era que o livro era fantástico. E tenho que dizer agora que é a minha vez, que é verdade, é realmente fantástico.

Eu não conseguia parar de ler esse livro, era tudo tão envolvente que mesmo quando Katniss estava sozinha e a maioria do texto eram os seus pensamentos, se tornando portanto em um monólogo, era tão intenso que me prendeu a atenção.

Acho que esse livro tem de tudo um pouco, violência, suspense, ação, questões sociais, mídia, terror e acreditem se quiser tinha até um romance... Um belo romance, devo confessar.

A Katniss é uma heroína ótima, ela não é sem graça, chata e bobona como muitas personagens por aí, nada disso, ela é esperta e forte – não de corpo e tal, mas de vontade. Ela realmente me conquistou como também os outros personagens como o Peeta, gente... Que homem é esse? Apesar de não ter nenhum super poder – ainda bem – ele é incrivelmente fofo e ah... Me fez suspirar um milhão de vezes.

Além disso, esse livro me fez pensar em alguns “reality shows” que existem atualmente, apesar de hoje em dia não assistir mais, eu já assisti anteriormente e quando li o livro eu vi o espetáculo de horror que mora em tudo isso. Eu sei que são coisas diferentes, mas sei lá, é tão ridículo e ao mesmo tempo “bizarro” o tipo de diversão que existe hoje em dia, como observar várias pessoas confinadas em um lugar fingindo, brigando e lutando por algo que nem elas mesmas sabem de verdade qual o sentido. Estranho né? Aí eu pensei que não é necessário ter nenhum mundo pós-apocalipse para que coisas assim ocorram, e que o mais absurdo de tudo isso, é que hoje as pessoas vão voluntariamente, ninguém as obriga com um sorteio, nada disso... Que coisa hein?

Por fim, eu recomendo muito, mais muito mesmo esse livro!

Adorei!

E confesso que estou roendo as unhas e puxando os cabelos para ler a continuação... rs...

6 comentários:

Niii disse...

Livro perfeito né!?
Amei essa trilogia
A Collins é diva!

Anônimo disse...

Quero muito,mas ainda não tive a oportunidade de compra-lo!!!!
Amei sua resenha Paula
Tem também uma nova resenha no meu blog
Beijocas!!!

MARCINHOW disse...

Eu, querooooo.... Aff mas o preço tá bem sagadinho em!!! Mas tudo bem... Deve compensar cada centavo...

Calma Paula, Pegando Fogo vai sair logo logo!

Entre Fatos & Livros disse...

Esse livro já está na minha meta de 2011. Ansiosaaa! rsrs

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Lari disse...

To lendo esse livro!
Gostando, mas sei lá. Tem umas partes que me irritam. Mas enfim, é muito bom mesmo.
http://tudo-por-um-livro.blogspot.com/

Luana Rodrigues Farias disse...

Eu tenho que tomar atitude e ler ele.

Bjs