segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A menina que não sabia ler - John Harding

Minha opinião: Eu ganhei esse livro de uma paciente e hoje decidi ler e hoje mesmo já terminei.
Pra começar, eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro, principalmente pelo nome do livro e pela capa - não dá a impressão que iremos ler um romance com drama? 
Mas não é bem isso que acontece, na verdade não é nada disso que acontece, rs.
O livro começa com Florence, uma garota de 12 anos que vive em uma mansão enorme junto com o meio irmão, ela e o meio irmão são órfãos e quem tem a tutela deles é um tio que ela nunca viu. Na casa com eles mora os empregados, e Florence é uma garota cheia de imaginação e que vive em um mundo no qual é afastada do convívio com os outros, além de ser proibida de ler e escrever, coisas essas que ela aprende sozinha, mas finge que não sabe. Bem, até ai tudo vai como eu imaginava, mas de repente, as coisas mudam o rumo da história, e quando eu pensava lá pela página 140 que eu já sabia o que estava acontecendo, eu pensei "já sei como esse livro vai terminar", mas ao mesmo tempo eu pensava "o autor não vai ser tão burro, de deixar tudo tão explícito nesse momento"  e foi isso mesmo que aconteceu, eu não imaginei que as coisas tomariam esse rumo... teve uma hora que eu fiquei pensando "isso está ficando bom", afinal, estava indo para um estilo de leitura que eu gosto. Pois bem, foi uma agradável surpresa esse livro e acho que vale a pena ler. Eu vi que tem continuação, hum... acho que vou querer ler.

Resumo: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Nenhum comentário: