Estou lendo:O MUNDO EXPLICADO POR T.S. SPIVET - Reif Larsen


10 / 223 words. 4% done!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien

Minha opinião: Fiquei pensando seriamente no que escrever nessa resenha, isso por que terminei de ler o livro há alguns dias e a estória estava ainda perambulando na minha cabeça e acho que não conseguia achar palavras para descrever o que eu realmente achei. Mas hoje acho que estou mais inspirada a falar sobre esse livro que me levou a um mundo tão instigante e fantástico que só depois de ler que eu consegui realmente senti-lo.

Bem, o livro é dividido em cinco partes, mas eu vou dar um destaque a primeira parte que se chama “Ainulindale”, nessa primeira parte o autor nós dá algo que me pareceu ao mesmo tempo poético e inspirador... - Eu fiquei imaginando como é possível alguém imaginar algo assim, bem... – Por que o autor conta sobre a origem de Arda que é realizada a partir da música, uma canção que traz todos os aspectos e toda a criação em si, imaginem isso? Pois é, acho que estamos tão desacostumados a parar para ouvir, ouvir o mundo, que quando li esse livro acho – na minha ignorância – que essa canção podia se tratar do canto que existe no nosso mundo, dos sons que existem e sempre existiram, mas que esquecemos, esquecemos de ouvir. Além disso, é possível perceber um toque de religião no meio de todo esse começo, pelo menos foi o que percebi, olha só, o livro traz a criação com um Ser Maior e após a criação de Arka, Melkor se rebela contra tudo e passa a ser aquele que traz toda maldade para o mundo, bem, isso a meu ver me lembrou de certo livro antigo...

O livro continua com a estória das silmarills, que são pedras poderosas que trazem em si um poder muito grande, além de grande beleza, as silmarills foram criadas por Feanor que tinha a – como se pode dizer... – a essência para cria-las, só que essas essências são destruídas por Melkor, o que faz com que os Valar - que são como deuses que criaram Arka – peçam que ele as entregue, mas esse se recusa e logo em seguida descobre que Melkor as roubou. E aí que uma estória cheia de vingança, lutas, ódio e também amor e perdão acontece.

Ah, mas eu vou dizer que teve alguns contos que me conquistaram mais do que outros, viu? Acho que um deles foi o conto sobre Beren e Lúthien, Beren um mortal e Lúthien que nasceu entre um Elfo e uma Maia. Logicamente que é um conto trágico, cheio de angustia de um amor melancólico, mas de certa forma muito bonito.

Hum, acho que outra parte que posso destacar é o final que fala sobre Os Anéis, e para quem leu a trilogia do Senhor dos Anéis, vai adorar, ou na verdade vai adorar ler esse livro todo, porque traz o inicio de tudo e isso é tão prazeroso, não é mesmo? Conhecer a origem dos Elfos, Anões e humanos na Terra-Média, é surpreendente.

Bem, vale a pena ler esse livro.

Resumo: O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.

4 comentários:

Mateus Lopes disse...

depois q li "o senhor dos aneis", nem animei de ler os outros livros desse autor, acho a narrativa dele meio entediante =/

MARCINHOW disse...

Esse livro é fantástico, O que é aquela orquestra da criação? Tolkien é o Cara!

Jéssica Campos disse...

Eu tenho esse livro e sou apaixonada pelo Tolkien, mas acabei abandonando quando tentei ler. Com certeza tentarei lê-lo de novo, mas não estava no momento quando peguei ele, afinal a história é bem descritiva e quando cheguei lá pela páginas 100 e ainda não tinha acabado de apresentar todas as pessoas, achei melhor largar o livro e tentar em outra época.

Ótima resenha.


Bjsss
http://www.frozenlivros.blogspot.com

Mayara Fernandes disse...

EU LI EU LI
não aguentei a vontade de ler este livro e li no computador em dois dias
IMAGINE ISSO
adoro as obras de Tolkien, e indico a voce cartas de tolkien q fala sobre os enhor dos aneis e o hobbit
que livro nossa
e tipo antes de ler este livro eu li o hobbit e depois a trilogia o senhor dos aneis e este por ultimo e foi tipo uma continuação! eu amei

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails