Minha opinião: Confesso: eu nunca tinha lido "A Volta ao Mundo em 80 Dias". E pior, eu nem sabia direito sobre o que era a história! Na minha cabeça, o livro falava de um explorador que faria uma grande viagem científica pelo mundo.
Mas, rs... não é nada disso!
Quem diria que a história é sobre Phileas Fogg, um personagem muito interessante, que decide fazer essa viagem maluca simplesmente por causa de uma APOSTA!
Eu fiquei pensando: como ele ia fazer isso naquela época? Não tinha avião, nem as estradas e carros que temos hoje. E é aí que está a graça! Ele tem que dar a volta ao mundo sem parar, usando trens, navios gigantes, barcos, até um elefante ele usa! Tudo para conseguir chegar no dia exato da aposta.
Mas o que mais me chamou a atenção foi o personagem. O Sr. Fogg não é um aventureiro; ele é um homem que não se desespera. Ele tem algo de muito concreto, de matemático. Ele não se altera, nunca.
Mesmo com todas as situações caóticas que acontecem no caminho, ele permanece impassível. É impressionante.
A volta ao mundo se dá de uma maneira muito envolvente. O seu criado, o Passepartout, também movimenta toda a trama (às vezes atrapalhando!) e todo mundo que os encontra fica envolvido com esse homem tão incomum, mas tão fiel à sua palavra.
Eu gostei muito dessa leitura. Pensei que ia ser um livro chato, com uma escrita antiga e difícil, mas não! Foi muito legal, eu me diverti lendo e torcendo para ele conseguir. Uma aventura clássica que vale muito a pena!
Sinopse
A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne
A história começa em Londres, em 1872. Phileas Fogg é um cavalheiro inglês extremamente rico, metódico e de rotina inabalável. Sua vida é calculada ao minuto, até o dia em que ele faz uma aposta audaciosa com seus colegas do Reform Club: ele afirma ser capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias.
Apostando metade de sua fortuna, Fogg parte imediatamente, levando consigo apenas seu recém-contratado criado francês, Jean Passepartout. A dupla embarca em uma corrida frenética contra o relógio, utilizando todos os meios de transporte disponíveis na época — de trens a vapores, passando por saveiros e até elefantes.
Enquanto luta contra atrasos, tempestades e desafios logísticos, Fogg ainda precisa lidar com um obstáculo inesperado: o detetive Fix, da Scotland Yard, que acredita erroneamente que Fogg é um ladrão de banco em fuga e passa a persegui-lo implacavelmente ao redor do globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário