Minha opinião: Poxa, isso é um livro ou um conto? Eu li esse livro em meia hora, mas acabei deixando para fazer a resenha depois, ou seja, agora. Eu já tinha lido um livro do autor anteriormente, “O leitor” e gostei bastante, por que achei que ele trazia um tema que mexe com questões de valores e isso às vezes é meio complicado de se abordar. Mas nesse livro que é super curto, não chega a ter 100 páginas, o autor também traz um tema complicado, que é a traição, ou seja, um terceiro na relação e como isso pode afetar a imagem que se tem da pessoa que esteve ao seu lado durante muitos anos e até mesmo a fazer você pensar sobre como você era nessa relação. E o autor traz exatamente isso.
Bem, o livro conta sobre um homem chamado Bengt que acaba de perder sua mulher e continua a viver sua vida de maneira simples com suas tarefas cotidianas, até que um dia ele recebe uma carta de um suposto amante da sua mulher, e a partir daí ele começa a ter diversos questionamentos sobre quem era a sua esposa com esse homem, e quem é esse homem que ela se relacionava, e com essas questões ele passa a se corresponder com esse homem e se faz passar pela esposa e a cada carta ele descobre algo novo sobre a sua própria vida e cada vez mais ele se sente atraído por essa figura que teve uma relação com a sua mulher.
Eu gostei desse jogo de sentimentos que envolve o livro, sobre o querer descobrir aquilo que poderia estar na sua frente, mas que muitas vezes deixamos passar, por que era possível ver que Bengt estava buscando conhecer a sua esposa, mesmo depois de morta, tentando encontrar um jeito de vê-la de um jeito que nunca pode ver. Só que isso, faz com ele se perceba também como marido e como homem, que por muitas vezes foi ausente e que não se importava em conhecê-la, por que sabia que já a tinha e isso o bastava, e quando ele percebe que ela tinha Outro, isso faz com que ele se questione e talvez esteja aí o melhor do livro.
Acho que é um livro bom e que se lê num espirro, e por isso vale a pena.
Resumo: Depois de perder a mulher para o câncer, Bengt procura conforto nas tarefas mais simples do dia a dia. Até que recebe uma carta endereçada a ela e tudo o que viveram juntos desmorona. Percebendo a chance de manter viva a memória da esposa, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa. A cada nova carta, ele a redescobre. Entretanto, as mensagens não são suficientes e logo a empatia entre os dois e a curiosidade de Bengt fazem com que ele vá ao encontro do Outro.
- Bernhard Schlink é autor de O Leitor, que além do êxito em seu país, alcançou o primeiro lugar na lista do New York Times e obteve grande sucesso no Brasil, ao conquistar as principais listas de mais vendidos. O livro ganhou uma adaptação para o cinema vencedora de um Globo de Ouro e um Oscar, com Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais.
- O Outro chega às telas, com Liam Nesson, Antonio Banderas e Laura Linney à frente do elenco.
TEM FILME DESSE LIVRO!
Título no Brasil: O Amante
Título Original: The Other Man
País de Origem: EUA / Inglaterra
Gênero: Suspense
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://www.othermanfilm.com
Estúdio/Distrib.: California Filmes
Direção: Richard Eyre
Título Original: The Other Man
País de Origem: EUA / Inglaterra
Gênero: Suspense
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://www.othermanfilm.com
Estúdio/Distrib.: California Filmes
Direção: Richard Eyre
Sinopse: Peter (Lian Neeson) e Lisa (Laura Linney) estão acomodados na tranqüilidade de seu extenso matrimônio. Lisa é uma renomada designer de sapatos, enquanto Peter dirigi sua própria companhia. Na noite da festa de lançamento da ultima coleção de Lisa, ela parece evasiva e estranha. "Nunca desehou ter a oportunidade de ficar com outra pessoa?", pergunta ela. Logo depois desaparece. Desesperado, Peter luta para encontrar respostas e segue uma pista até a Itália. Ali se encontra com Ralph (Antonio Banderas), um homem astuto e encantador que é, claramente, o amante de Liisa. Mas Ralph tem seus próprios segredos.
Um comentário:
Parece bom!
Postar um comentário