Estou lendo:O MUNDO EXPLICADO POR T.S. SPIVET - Reif Larsen


10 / 223 words. 4% done!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Vol 2 Coisas frágeis - Neil Gaiman

Minha opinião: Eu gosto muito do Neil Gaiman, e gostei desse segundo volume dos contos – e nesse volume conta também com poemas – mas confesso que prefiro o primeiro livro. Bem, como sempre, Gaiman surpreende com sua imaginação que se transforma em narrativa que prendem a atenção e muitas vezes me deixam confusa – uma confusão boa – e querendo mais. Dou destaque para os seguintes contos 'Quem Alimenta e Quem Come' e ‘Garotos Bonzinhos Merecem Favores' – esse último eu até usei como um recurso em um trabalho como forma de resgate do passado, o que foi bem interessante, você sabem que eu adoro contar histórias e as do Neil Gaiman são ótimas para se ler em voz alta.

Outra coisa que quero destacar são os nomes dos contos, o autor, dá nomes tão interessantes como esse 'Noivas Proibidas dos Escravos sem Rosto na Casa Secreta da Noite do Temível Desejo', legal né? Bem, eu estou gostando muito de contos e acho que é uma leitura rápida, dinâmica e gostosa – claro que se o conto for bom, né? E os do Gaiman são bons.
Resumo: Em 'Coisas Frágeis 2', Neil Gaiman mostra poemas inspirados em contos de fada - 'A Câmara Secreta', 'Cachinhos', 'Instruções' e 'Inventando Aladim', e criando narrativas sob a influência dos mais diversos elementos. As pequenas histórias que integram o conto 'As Meninas' tiveram origem nas canções do álbum Strange Little Girls, de Tori Amos. Em 'No Final', Gaiman imagina como seria o último livro da Bíblia e acaba criando um Gênesis às avessas; já em 'Pó Amargo', lendas urbanas e os estudos de Zora Neale Hurston sobre cultura negra e vodu compõem uma narrativa que tem como cenário a cidade de Nova Orleans. O conto 'Quem Alimenta e Quem Come' nasceu de um pesadelo de Gaiman, enquanto 'Garotos Bonzinhos Merecem Favores' teve como ponto de partida lembranças de infância do autor. A mistura de realismo e fantasia, tão característica das obras de Gaiman, também se encontra presente nesta antologia, principalmente em 'Noivas Proibidas dos Escravos sem Rosto na Casa Secreta da Noite do Temível Desejo', que recebeu o Prêmio Locus de melhor conto em 2005. Ao longo dessa narrativa, Gaiman promove uma reflexão sobre realismo versus fantasia, ao abordar a dificuldade que o protagonista da história enfrenta para redigir um romance realista.

2 comentários:

Fábrica dos Convites disse...

Não conhecia estes livros. valeu pela dica. Bjs, Rose;D

Mateus Lopes disse...

nunca tive mta vontade de ler os livros do neil gaiman =/

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails