quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

                                  Minha opinião: Eu estava com muita vontade de ler esse livro, ou talvez muita curiosidade, afinal, é um livro que se tem falado muito.
Comecei a ler e rapidamente acabei, é um livro que nos faz pensar, e eu adoro isso. Começa com um homem que está dirigindo um carro, ele para no sinal vermelho e de repente se vê cego, a partir dai Saramago constroi uma história que me deixou perplexa, é um livro interessante, com um tema, uma forma de escrever e a sua estrutura muito diferente e ao mesmo tempo fascinante...
Eu gostei muito...
Recomendo também...

Resumo do livro: "O romance aborda a emergência de uma inédita praga de uma repentina cegueira abatendo uma cidade não identificada, inexplicável e incurável. Tal "cegueira branca" — assim nomeada pois as pessoas infectadas percebem em seus olhos nada mais que uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos, pela obscuridade, a meros seres lutando por seus instintos. À medida que os afectados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços estatais começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afectada pela doença que cega todos os outros."


Também tem um filme desse livro...todo mundo já deve saber né?

Eu li o livro muito antes do lançamento do livro, mas eu gostei do filme, ficou bom... também vale a pena assistir.
Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns.
Direção: Fernando Meirelles
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Distribuidora: Fox Filmes
Estreia: 12 de Setembro de 2008

Nenhum comentário: