terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Leitor - Bernhard Schlink


Minha opinião: Esse é um livro rápido de se ler, até por que a história se desenvolve de uma maneira suave e é fácil acompanha-lo. O contexto do livro chama muito a atenção, já que Michael se vê em um dilema emocional, em que a pessoa que amou e provavelmente ama se encontra em um tribunal sendo acusada por seus atos na segunda guerra mundial, questão essa que ele desconhecia. Dessa maneira um livro aborda esses sentimentos conflituosos de uma maneira calma e delicada, acho que por isso que ele é interessante. Eu gostei.

Resumo: Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michael, estudante de direito, é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.

Tem filme desse livro
 Eu ainda não assisti ao filme, estava esperando ler o livro antes, por isso não sei dizer se é bom ou não.
titulo original: (The Reader)
lançamento: 2008 (Alemanha) (EUA)
direção: Stephen Daldry
atores: Ralph Fiennes , David Kross , Jeanette Hain , Kate Winslet , Susanne Lothar
duração: 124 min
gênero: Drama

Um comentário:

Joana disse...

Eu li esse livro e gostei bastante, boa dica!