sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

História da Noite - Colm Tóibín

 Minha opinião: Quando eu comecei a ler esse livro eu me deparei com um algo muito diferente do que estava acostumada, primeiro porque a historia se inicia em torno de Richard relatando sua homossexualidade sem nenhum pudor ou preconceito, ou seja, não se parece com os romances super romanticos que eu andei lendo nas ultimas semanas, acho que por isso me choquei no começo.
Mas após esse choque inicial eu consegui perceber a profundidade do livro. Além também de contar com o desenrolar trazendo a guerra na Argentina tornando o livro muito rico, e acredito que foi uma experiencia interessante lê-lo.
Para quem gosta do genero é uma boa pedida, mas quem gosta de romances mais suaves acho melhor deixar de lado...
                      
Resumo: "Fim dos anos de chumbo. A Argentina agora está mudando. O início do processo de privatização, a instabilidade de uma democracia jovem e o entrave político causado pela Guerra das Malvinas fazem com que a elite da diplomacia americana seja enviada ao país como uma espécie de Conselho, procurando preservar os interesses estratégicos dos Estados Unidos na transição da ditadura militar para o regime civil. Richard começa a prosperar profissionalmente trabalhando como consultor e tradutor, mas sua vida continua incompleta. É então que conhece Pablo, e sua vida adquire rumos tão significativos quanto os do país em que vive. 'História da Noite' é um retrato fascinante da Argentina durante os anos de transição - a corrupção do velho Estado; a manipulação, por uma superpotência, de um país em dificuldades; a questão dos desaparecidos políticos. É um romance corajoso e tocante que confirma o talento de Colm Tóibín como um dos escritores mais refinados de sua geração."

2 comentários:

multiplicaçao disse...

ann esse livro é ótimo
muito bom mesmoooooooooo

Paulatictic disse...

Que bom blackten que voce também gostou, assim posso compartilhar o gosto por esse genero de livro, se tiver outras dicas me envie, ok?