quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A menina que roubava livros - Markus Zusak

Minha opinião: Eu li poucos livros nos ultimos tempos, mas eu me lembro muito bem desse livro que vou postar agora...

Bem...primeiro por que esse livro estava como um dos mais vendidos, e sem pensar muito achei que esse seria um livro interessante, então reservei na biblioteca e comecei a ler e não parei mais. É um livro que fala sobre a segunda guerra mundial, ao contrário de muitos outros que falam sobre esse período, ele não passa nos campos de concentração, mas dentro de um casa e acompanhando uma menina. O interessante desse livro é que ele é narrado pela morte, ela que conta a história.
Eu gostei muito mesmo desse livro, é delicado e denso ao mesmo tempo, fazia tempo que não lia um livro tão bom, isso me deixou empolgada a ler mais, acho que o que mais me marcou nesse livro foi como o autor mostra a amizade, que me fez até chorar... confesso.



RECOMENDO!

Resumo: "Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros, livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena."

Um comentário:

Raul disse...

ouço muita gente falar mal do livro por causa da guera fria