quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A História de Edgar Sawtelle - David Wroblewski

Minha opinião: Nem sei o que dizer exatamente sobre esse livro... Eu amei, odiei, larguei, peguei de novo, relia páginas, detestava uma parte e não queria que outra acabasse, acho que foi essa relação que eu tive com essa história. Nossa... Acredito que nunca li algo parecido, pelo menos nisso eu posso ter certeza.
É um drama muito bem escrito, os detalhes do dia a dia que as vezes podem parecer tão sem importância, nesse livro ganham vida, saltam das letras e palavras formando imagens precisas na mente. Me apaixonei por Edgar, desde a descrição do seu nascimento até o seu amadurecimento, eu consegui viver ao lado dele e pude perceber como ele mudava e simplesmente crescia. O livro também traz muita coisa sobre cachorros, o convívio com eles e a amizade que se cria, isso foi uma grande surpresa, que devo admitir muito agradável. Nas ultimas paginas quase tive um treco, os sentimentos dos personagens transbordavam pelo livro e eu simplesmente tomava partido de um deles e queria que as coisas acontecessem como eu estava esperando...bem...me desesperei.
Afinal, um grande livro.

Resumo: Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino.
Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros sawtelle fazem o menino voltar para casa.

Sobre o autor: David Wroblewski é um mestre da narrativa, um contador de histórias que arquiteta cenas e desenlaces arrebatadores. Construído com uma brilhante exploração dos limites da linguagem e com reviravoltas surpreendentes, A História de Edgar Sawtelle, primeiro romance do autor, já se tornou um clássico moderno. É alvo de leitura compulsiva de milhões de leitores e alcançou o topo das listas de best-sellers do jornal The New York Times, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, e o primeiro lugar das listas do Canadá e de Portugal.

Nenhum comentário: